07.10.08 Tate!!!!

Ah pois, dia dos clássicos!
Fomos de manhã até London Brigde onde descemos do comboio e fomos a pé até à Tate (para esclarecer cabecinhas menos iluminadas: é uma galeria de arte com proporções consideráveis que resultou do reaproveitamento de um edifício industrial, para os arquitectos equivale ao mesmo que, por exemplo, o Taj Mahal!!! Exagerooooo!!!)
A caminho passámos por um antigo porto de barcos de transporte de carga, onde os barcos eram desviados da rota, entravam naquela “boca” lateral ao Tamisa e eram pilhados antes de descarregarem as mercadorias.
Depois a Tate.. é realmente fantástica! Já me havia debruçado sobre este espaço quando fiz uma adaptação de uma Central Térmica a um Museu da Ciência, na altura em que trabalhava em Barcelona e este era um projecto para concurso (ficámos em 2º lugar!!!!!) e por isso exigiu bastante pesquisa. Mas ver a “coisa” espalmadinha num livro nunca dá a noção real da escala.. é um espaço bastante generoso, com uma área de vazio central e as galerias laterais pendentes, é completamente diferente ao vivo!
Foi curioso verificar que a grande racha que pertencia a uma exposição que estava no átrio principal o ano passado e que era uma verdadeira fenda no solo tinha sido tapada, mas permanece a linha de uma ponta à outra da galeria. O S. fotografou exactamente esta fenda há um ano, quando andava aqui por Londres, onde se via as pessoas a pôr os pés e as mãos.
Numa parte ainda em montagem vi parte da Maman, que é uma peça de arte completamente enorme, que representa uma aranha com ovos.. achei engraçado pela coincidência, tinha-a visto no exterior do Gugganheim de Bilbao há uns anos. (se arranjar foto coloco, só para terem ideia) É uma peça em ferro enorme.. as patas da aranha devem ser, sensivelmente, 4 de mim!
Por fim atravessámos a magnífica Millenium Bridge, ponte pedonal que nos leva da Tate até quase às portas da Catedral de São Paulo. Na Catedral não entrámos, ou melhor, entrámos mas não passámos da bilheteira: é caríssimo! Acho que não se devia pagar para entrar neste tipo de espaços, sobretudo quando na porta dizem que aquela é a entrada do céu. Acaba por ser altamente discriminatório os ricos entrarem na casa de deus e os pobres ficarem à porta.. E chegamos a casa lemos no jornal o senhor Papa a dizer que o dinheiro é uma futilidade! Ai sim? E o que dizer dos seus sapatinhos Prada, senhor Papa? Estas coisas tiram-me do sério!

Continuando.. fomos à Mark’s&Spencer Only Food e trouxemos um folhado hiper super mega delicioso, de maçã, para comermos durante o caminho até casa!
Da parte da tarde ainda demos um pulinho a um Colégio aqui perto para nos inscrevermos num curso de inglês.. temos de lá voltar amanhã!
Parte Meteorológica: cinzento e chuva.. a temperatura não esteve má de todo, mas.. boas notícias: amanhã diz que há sol!!!!
































































































































































































Sem comentários: